O executivo-chefe do grupo de mídia McGraw-Hill, Terry McGraw, confirmou, em entrevista à rede de TV norte-americana CNBC, que a Apple lançará um tablet na quarta-feira (27), em um evento da companhia em San Francisco (EUA).
A empresa liderada por Steve Jobs nunca reconheceu a existência do tablet, embora especulações circulem no mercado de tecnologia há meses.
Apesar de poucos detalhes serem conhecidos sobre o produto, especialistas afirmavam que o dispositivo seria parecido com uma versão maior do iPhone, com uma tela de aproximadamente 10 polegadas.
Durante a entrevista, McGraw disse que o tablet terá um sistema operacional baseado no do iPhone, em vez de derivar do Mac OS X. Ele informou ainda que 95% do catálogo de ebook da McGraw-Hill estarão disponíveis para o tablet.
O grupo McGraw-Hill era responsável pela revista "BusinessWeek" que foi vendida para a Bloomberg no ano passado.
A Microsoft liberou um pacote de segurança para correção de uma vulnerabilidade explorada por um código malicioso, voltado aos sistemas operacionais da família
Windows, na noite de terça-feira (12). A atualização engloba as versões 2000, XP, Server 2003, Vista, Server 2008, Windows 7 e Windows Server 2008 R2.
A companhia afirma que, na maioria das máquinas, o usuário não precisa tomar nenhuma providência porque o pacote será baixado via atualização automática.
Caso não haja o alerta, ou se o usuário desejar fazer as atualizações automaticamente, deve acessar o endereço
href="http://www.update.microsoft.com/windowsupdate/v6/default.aspx?ln=en-us" target="_blank"> www.update.microsoft.com.
A gravidade da falha é considerada crítica para o Windows 2000, e baixa para os demais sistemas. O criminoso virtual que explorar com êxito essa vulnerabilidade
pode assumir o controle total de um sistema afetado.
Caso assuma o controle do sistema, o invasor poderá instalar programas; exibir, alterar ou excluir dados; ou criar novas contas com direitos totais de usuário.
Os usuários cujas contas são configuradas com poucos direitos de usuário no sistema correm menos riscos do que aqueles que possuem direitos administrativos,
informa o boletim da Microsoft.
Fabricantes de computadores já vendem no Brasil máquinas com Windows 7, sistema operacional da Microsoft lançado oficialmente na semana passada.
Os lançamentos vão dos notebooks tradicionais aos computadores de mesa tudo em um com telas sensíveis ao toque, passando pelos netbooks --os laptops
ultraportáteis de baixo custo são um dos principais focos do Windows 7.
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O Windows 7 funciona bem nessas maquininhas com capacidade reduzida de processamento, diferentemente de seu antecessor Vista, exigente demais. Por conta
disso, grande parte dos netbooks vinha com o antigo Windows XP, introduzido pela Microsoft no distante ano de 2001.
A Folha testou o Windows 7 em um netbook HP Mini com processador Intel Atom de 1,6 GHz e 1 Gbyte de memória. Em geral, o novo sistema se comporta
tão estável e rapidamente quanto o XP.
Nos EUA, a própria Microsoft está vendendo computadores com Windows por meio de sua loja on-line (
target="_blank"> store.microsoft.com) e em suas recém-inauguradas lojas físicas, que seguem o modelo da concorrente Apple Store.
No Brasil, não serão vendidas versões de atualização do Vista para o Windows 7, como ocorre nos EUA, onde os descontos chegam a US$ 100.
Segundo Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral do grupo de serviços on-line e consumo da Microsoft Brasil, os preços do sistema completo --de R$ 329 a R$
669-- são os mesmos que eram cobrados pelas versões de atualização do Windows Vista.
Houve críticas aos valores, considerados altos. Barbosa afirma que a forma mais comum e econômica de ter o Windows é por meio da compra de um computador
novo.
Confira alguns dos computadores à venda com o Windows 7.
Na seara da fotografia, grande parte dos fabricantes fez melhorias em seus aparelhos. Em comum, as dezenas de câmeras mostradas durante a CES (Consumers Electronic Show), feira que aconteceu em Las Vegas no começo do mês, contam com alta resolução (14 Mpixels para foto e 1.080p para vídeo) e apresentam funções como reconhecimento de rostos.
Alguns modelos incluem, ainda, lentes do tipo grande angular, ideais para fotografar espaços amplos.
Um dos destaques foi o anúncio da Polaroid, que voltará a vender filmes a partir da primavera norte-americana. "Digital é o futuro, mas o mercado gritou pela volta do filme Polaroid", disse Jon Pollock, gerente de marketing da empresa.
Segundo Liz Orenstein, gerente de produto da Polaroid, o pacote de filme com dez poses custará US$ 27,99. A empresa também contratou a diva pop Lady Gaga para ser consultora criativa.
A Kodak mostrou seu novo portfólio de produtos e serviços de fotografia. Um dos destaques é a câmera Slice Touchscreen, que consegue armazenar até 5.000 fotos em sua memória. O aparelho facilita o compartilhamento das imagens em redes sociais e tem função de reconhecimento de rostos. A máquina custa US$ 349,95.
Outro destaque da Kodak é a câmera de vídeo Playsport, resistente a água em até três metros de profundidade, segundo informações da empresa. Ela sai por US$ 149,95.
A Samsung mostrou vários modelos, entre eles o NX10, com 14,6 Mpixels de resolução e capaz de fazer filmes em alta definição. A câmera conta com uma tela de três polegadas feita em Amoled -de acordo com a Samsung, isso permite ao fotógrafo ver melhor as imagens que captura, mesmo quando a luz do sol é estiver forte.
A Sony apresentou um novo modelo da linha Cyber-shot, o DSC-HX5V, que conta com megazoom ótico de dez vezes, GPS e sensor que ajuda na hora de fazer fotos com pouca luz. É capaz ainda de capturar vídeos em Full HD. Custará US$ 350.
A Panasonic anunciou câmeras e, também, um cartão do tipo SDXC com capacidade de armazenamento de 64 Gbytes -e haja espaço em seu computador para tantas imagens.
Ultrafina
A Sanyo mostrou a Xacti VPC-CS1, filmadora portátil com apenas 2,7 centímetros de espessura. O modelo grava vídeos em alta definição e também captura fotos com 8 Mpixels de resolução.
Outro destaque foi o Eye-Fi Pro, cartão com 8 Gbytes de memória e dotado de Wi-Fi.
Na onda do 3D, a DXG anunciou que produzirá câmeras de vídeo capazes de fazer imagens desse tipo.
Não basta ter um computador portátil, é preciso acrescentar novas funções a ele. Esse foi o tom que diversas fabricantes empregaram para mostrar seus lançamentos na CES. Antecipando-se ao tão comentado anúncio do tablet da Apple, que estaria para ser feito até o fim deste mês, empresas mostraram aparelhos potentes, que vão além da sua função original.
A Lenovo foi uma das que mais chamaram a atenção ao revelar seu Ideapad U1 Hybrid, uma mistura de netbook e tablet. O objetivo é oferecer um computador e dois aparelhos, para que o usuário escolha qual usar a cada ocasião.
Quando está na sua posição original, de garra, como diz a Lenovo, o U1 tem uma tela de LED de 11,6 polegadas, 16 Gbytes de disco de estado sólido e roda o Windows 7. Quando a tela sensível ao toque é removida, transforma-se em um tablet e roda o Skylight, uma versão do Linux personalizada pela Lenovo.
Apesar de contar com duas máquinas diferentes, o U1 Hybrid consegue compartilhar bateria, conexão 3G, informações e documentos, diz a Lenovo. A empresa afirma, ainda, que o usuário consegue navegar na internet pelo laptop e, quando muda para o tablet, continuar a partir do ponto em que parou. O Hybrid custará US$ 999 e tem previsão de chegar ao mercado norte-americano em junho.
A Samsung apresentou o protótipo de um laptop com tela transparente feita em Oled. O aparelho tem tela de 14 polegadas com 40% de transparência, ante os 25% dos computadores tradicionais, segundo a empresa -isso faz com que a imagem vista no dispositivo seja rápida o suficiente para eliminar interferências óticas entre imagens em 3D.
A Intel apresentou o novo modelo do notebook educacional Classmate PC, que ganhou tela giratória sensível ao toque com capacidade de ser transformada em um tablet. O aparelho estará disponível neste mês nos EUA, custando entre US$ 300 e US$ 600.
A Microsoft ganhou os holofotes ao anunciar sua nova geração de tablets, ou "slate PCs", aparelhos que misturam notebook e celular.
Steve Ballmer, presidente-executivo da empresa, fez o keynote de abertura da CES, na última quarta-feira, para apresentar um protótipo da HP. "Esse computador portátil, que estará disponível ainda neste ano, vai despertar muito entusiasmo entre os consumidores", disse.
O dispositivo conta com tela sensível ao toque e é multimídia, permitindo ver vídeos, navegar pela internet e ler livros. Ballmer afirmou que os aparelhos são mais poderosos que um celular e quase tão potentes quanto um computador. Ainda em fase conceitual, o produto deve chegar ao consumidor no fim deste ano.