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Amazon é a empresa de tecnologia mais maléfica, diz revista

A revista Slate reuniu opiniões de especialistas e criou um ranking com as empresas de tecnologia que causam mais danos à sociedade; Facebook e Google também estão no topo da lista

O encantamento com o mundo da tecnologia dos últimos anos vem sendo colocado em xeque: uma série de escândalos envolvendo problemas como segurança, proteção de dados pessoais e desinformação impulsionaram investigações e novos projetos de leis para regular o setor. Pensando nisso, a revista americana Slate fez uma lista das empresas de tecnologia consideradas mais maléficas, que estão causando maiores danos à sociedade - no topo do ranking está a Amazon, seguida de Facebook e Alphabet, a dona do Google.

Para organizar o ranking, a revista reuniu a opinião de diversos jornalistas, advogados e especialistas em tecnologia. A Slate diz que pediu para os profissionais listarem quais companhias do setor mais os preocupam.

Na primeira posição do ranking, a Amazon foi apontada como uma empresa que contribuiu para o fim de lojas locais, e também para problemas no mercado da música e do jornalismo. Além disso, foi citada a precária condição de trabalho a que são submetidos os trabalhadores dos armazéns da companhia. Especialistas também apontaram para o fato de a empresa não monitorar adequadamente os conteúdos de sua plataforma, permitindo uma série de falsificações que podem apresentar riscos às pessoas.

O Facebook, que aparece no segundo lugar da lista, é citado como uma empresa que "tem mais poder que qualquer governo". Além disso, os especialistas criticaram a figura do presidente executivo da companhia, Mark Zuckerberg, dizendo que é perigosa sua sede por receita. Fechando o pódio está a Alphabet, dona do Google - a lista da revista menciona principalmente o domínio da empresa na área de anúncios digitais.

Confira a seguir o ranking completo elaborado pela Slate:

1- Amazon

2 - Facebook

3 - Alphabet (Google)

4 - Palantir Technologies

5 - Uber

6 - Apple

7 - Microsoft

8 - Twitter

9 - ByteDance

10 - Exxon Mobil

11 - Huawei

12 - LiveRamp (formerly Acxiom)

13 - Tencent

14 - Tesla

15 - Disney

16 - Verizon

17 - SpaceX

18 - 23andMe

19 - Oracle

20 - 8kun (formerly 8chan)

21 - Cloudflare

22 - IBM

23 - Anduril Industries

24 - Airbnb

25 - Megvii

26 - Vigilant Solutions

27 - The Grid

28 - Baidu

29 - Cellebrite

30 - mSpy

(Fonte: Redação Link) - 20/01/2020
WhatsApp apresenta problemas para usuários em vários países

Segundo o site Down Detector, conhecido por apontar falhas em redes sociais, as queixas teriam começado a surgir por volta das 7h40 (horário de Brasília)

Usuários do WhatsApp relataram na manhã deste domingo, 19, falhas no funcionamento do aplicativo em diversos países do mundo. Entre os problemas estão falha no envio de imagens e vídeos e dificuldade na troca de mensagens via áudio. Também há queixas de dificuldade em conexão.

Segundo o site Down Detector, conhecido por apontar falhas em redes sociais, as queixas teriam começado a surgir por volta das 7h40 (horário de Brasília).

A situação começou a se normalizar por volta das 10 horas, mas ainda apresenta muita instabilidade. Nas redes sociais, usuários do Brasil, da Malásia e países do Reino Unido relataram reclamações.

(Fonte: Renata Okumura) - 20/01/2020
Xiaomi investirá US$7 bi em 5G, AI e IoT nos próximos 5 anos

A Xiaomi investirá mais de 50 bilhões de iuanes (7,18 bilhões de dólares) em inteligência artificial e tecnologias 5G nos próximos cinco anos, à medida que a concorrência no setor aumenta.



Llogo da Xiaomi em sede da empresa em Bengaluru, Índia 18/1/2018 REUTERS/Abhishek N. Chinnappa
Foto: Reuters

O presidente-executivo da Xiaomi, Lei Jun, fez o anúncio em um comunicado publicado em uma conta da empresa em uma rede social nesta quinta-feira, mas não forneceu detalhes específicos sobre os investimentos.

"Precisamos transformar nossa vantagem contínua que temos em IAoT e vida inteligente em uma vitória absoluta", disse Lei, usando o acrônimo de Inteligência Artificial das Coisas, uma referência a uma combinação de IA e tecnologias da Internet.

O investimento intensifica a promessa da Xiaomi feita no ano passado de investir 10 bilhões de iuanes ao longo de cinco anos em uma estratégia "All in AIoT".

A empresa começou como uma fabricante de celulares acessíveis, mas seus produtos com acesso à internet agora incluem desde smart TVs a panelas de arroz.

No entanto, a Xiaomi também enfrenta uma intensa concorrência no mercado doméstico da rival Huawei, que capturou um recorde de 42% de participação no mercado chinês de smartphones no terceiro trimestre, às custas de outros fabricantes locais e da Apple.

Lei anunciou em outubro que a empresa planeja lançar mais de 10 modelos de celulares 5G em 2020.

(Fonte: Reuters) - 05/01/2020
Scoo estreia serviço de patinetes em estações da Linha 4-Amarela

Empresa poderá também oferecer bicicletas na Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho e Faria Lima; cobrança será de R$ 4,30 pelos primeiros 15 minutos de uso

A startup brasileira de patinetes elétricos Scoo inicia nesta quarta-feira, 18, uma operação em quatro estações da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo. O projeto, feito em parceria com a ViaQuatro, que administra a Linha 4 - Amarela, contempla as estações Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho e Faria Lima. Focada em clientes corporativos, essa é a primeira vez que a Scoo volta a oferecer equipamentos para o usuário final desde testes realizados pela empresa na região da Avenida Paulista em 2018.

A expectativa é estender a operação para todas as estações da linha amarela em 2020 - a companhia também assinou contrato com a ViaMobilidade para operar na Linha 5 - Lilás a partir do primeiro trimestre do ano que vem. A região escolhida para o início da operação na linha amarela tem disputa intensa no segmento: o território já é ocupado por patinetes da Grow, que administra as marcas

Grin e Yellow, e da Lime, gigante global do setor.

"As demais empresas de mobilidade não podem oferecer a patinete ou bicicleta nas áreas internas das estações. Essa parceria proporcionará ao usuário mais comodidade ao alugar um desses modais no espaço da estação próximo às saídas", diz ao Estado Denis Lopardo, presidente executivo da Scoo.

Além das bases nas estações de metrô, consideradas primárias, a operação terá outras bases espalhadas próximas à região, instaladas em edifícios comerciais, restaurantes, parques e estacionamentos.

O preço cobrado pela empresa será de R$ 4,30 pelos primeiros 15 minutos e R$ 0,45 por minutos adicionais - o valor será o mais baixo por corridas acima de três minutos e o mais caro para corridas abaixo disso. A Yellow/Grin tem taxa de desbloqueio de R$ 3 mais R$ 0,50 por minuto rodado. Os valores da Lime são R$ 2,25 (desbloqueio) e R$ 0,75 (minuto rodado).

Uma das ideia da Scoo é transformar os patinetes em plataformas de publicidade. "Temos sido bastante acessados por empresas interessadas em patrocinar essa frota de expansão, o que deve ocorrer de forma natural. É o lançamento de um novo canal de mídia disruptivo e inovador", diz Lopardo. O modelo de negócios da Scoo envolve parcerias com outras empresas - ela nunca opera diretamente no segmento do consumidor final.

A parceria mais conhecida da Scoo é com o iFood. Para a startup de entregas, ela oferece equipamentos e suporte para a operação. Juntas desde 2018, elas já realizaram 60 mil corridas por meio de 150 patinetes elétricos.

Na parceria com ViaQuatro e ViaMobilidade, a Scoo também prevê a oferta de bicicletas e bicicletas elétricas. No primeiro estágio de operação da linha amarela, as bicicletas tradicionais deverão estar disponíveis a partir do próximo mês.

(Fonte: Bruno Romani - Estadão) - 05/01/2020
Avatar 2 e 3 estão com filmagens concluídas e o 4 está quase lá

O diretor James Cameron disse que as filmagens de Avatar 2 e 3 já foram totalmente concluídas, e a primeira parte de Avatar 4 também já está gravada

A gente está esperando há tanto tempo pelas sequências de Avatar, que muita gente inclusive já tinha achado que elas não iriam sair, mas elas estão mesmo sendo produzidas, e um marco importante inclusive já foi atingido. Em uma conversa com a Variety, o diretor e roteirista James Cameron disse que as filmagens de Avatar 2 e Avatar 3 já estão concluídas, e que a primeira parte de Avatar 4 já foi gravada.

Cameron conta que desde 2013 a equipe vem criando o mundo que será visto nos próximos filmes. Ele não está preocupado com atrasos, e diz que a magnitude do projeto é semelhante a criar dois filmes e metade de um terceiro em animação, sendo que um levaria cerca de quatro anos pra ser produzido.

O produtor Jon Landau e as atrizes Zoe Saldana e Sigourney Weaver também participaram da conversa com a Variety, e deram vários detalhes sobre a produção original, e também algumas pistas sobre o que podemos esperar nos próximos quatro filmes.

E o que podemos esperar de Pandora nos novos filmes? Muita água, algo que o cineasta de Titanic e O Segredo do Abismo adora e que conhece como poucos. Landau conta que no novo filme, vamos conhecer os oceanos de Pandora, e que eles criaram um tanque de 3406 litros de água para as filmagens.

O resto do papo foi sobre os 10 anos de Avatar, filme que conseguiu destronar Titanic do posto de filme mais lucrativo de todos os tempos, e que depois de reinar supremo como número um, foi destronado bem pouco tempo atrás por Vingadores: Ultimato. Em outra entrevista, dessa vez ao USA Today, James Cameron falou sobre essa acirrada disputa nas bilheterias entre os dois filmes, e o cineasta inclusive chamou a diferença entre os dois filmes de "margem de segurança".

Para Cameron, é só uma questão de tempo até Avatar roubar novamente o posto de filme mais lucrativo de todos os tempos. Ele acredita que isso vá acontecer quando Avatar for lançado novamente antes do lançamento de Avatar 2 daqui a dois anos. Ele também garante não ter nenhum rancor muito pelo contrário, disse ter ficado feliz com todo o sucesso de Ultimato, pelo filme ter mostrado que as pessoas ainda querem ir ao cinema, mesmo em tempos de streaming.

Nas suas palavras: "eu vejo isso como um bom sinal. Eu estava realmente preocupado com todos os novos serviços streaming e as diferentes maneiras que as pessoas consomem filmes agora que a experiência de ir ao cinema poderia ter erodido ao ponto de um novo filme Avatar – ainda que fosse melhor que o primeiro, e mais bem recebido – nunca poderia atingir os mesmos níveis de bilheteria.

Agora ao menos sabemos que algo assim ainda é possível nas salas de cinema. Isso me dá a força para ir adiante."

Voltando ao papo com a Variety, Cameron e Landau falaram coisas interessantes sobre a preparação do elenco para o filme original, quando os atores tiveram que subir montanhas e atravessar densas vegetações, tudo bem que era no Havaí, aí dá pra fazer tudo isso com um sorriso no rosto. Na hora de gravar, tudo foi feito em estúdio, o diretor só queria que eles tivessem uma experiência de contato mais próximo com a natureza.

Vale lembrar que Avatar 2 estava previsto para chegar ano que vem, mas foi adiado para 2021. Como eu contei nesse post aqui no MB, a partir daí, os filmes da franquia Avatar serão lançados ano sim, ano não, até o final da saga em 2027, exatos 18 anos depois do lançamento do filme original.

Ainda tem muita coisa pra ser dita sobre os 10 anos de Avatar, mas isso eu vou deixar pra um próximo post.

(Fonte: Nick Ellis) - 22/12/2019
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