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Saiba como escolher o netbook certo para suas necessidades

Antes de comprar um netbook só porque achou bonitinho ter um computador que cabe na bolsa ou na mochila, você deve conferir se é isso mesmo o que você precisa. Mais importante ainda é verificar se ele vai conseguir atender a todas as suas necessidades.

Esqueça os netbooks caso seu ramo de atuação esteja voltado para programas gráficos. Você até consegue armazenar e exibir fotos ou pequenos vídeos, mas dificilmente conseguirá editar imagens e filmes muito pesados.



Arte/Folha de S.Paulo

"Esses aparelhos só são indicados pra quem utiliza o computador na maior parte do tempo para rodar programas como Word e Excel, ou apenas para acessar a internet", diz Rodrigo Toledo, que publica um blog sobre mobilidade.

Outra limitação é a incapacidade de rodar jogos. Só mesmo os games muito simples conseguem ser instalados. "Aumentar a memória RAM não resolve esse problema porque o que faz falta nesse caso é uma placa de vídeo", diz Toledo.

Além dessas limitações, o netbook também é desaconselhado para pessoas com mãos muito grandes, já que o tamanho do teclado acompanha as dimensões da tela, dificultando bastante a agilidade de uso.

"Esses computadores foram feitos, na minha opinião, para pessoas que precisam de mobilidade e para isso estão dispostas a abrir mão de desempenho e conforto, tanto visual quanto físico", analisa Roberto Hirata Júnior, professor de ciências da computação na USP.

Para um de seus alunos, no entanto, o aparelho é o parceiro ideal para o dia a dia. "Uso meu netbook para os trabalhos de faculdade e para o desenvolvimento de projetos pessoais. Já fiz nele um aplicativo para celulares Nokia e desenvolvi parte de um jogo em Flash", conta Igor dos Santos Montagner.

Jogo "Wii Sports Resort" traz 12 modalidades esportivas

O "Wii Sports Resort", uma coletânea de 12 modalidades esportivas, é o cartão de visita do MotionPlus, acessório que, uma vez encaixado no Wii Remote, deixa o sensor de movimentos muito mais preciso.

O game, que chegou às lojas nesta semana, traz o aparelhinho encartado e é tão divertido quanto o Wii Sports original, que vem com o console.

Com a nova tecnologia, até mesmo o movimento de rotação do pulso do jogador é reproduzido na tela, o que faz diferença na brincadeira de luta de espadas ou de remar o caiaque, por exemplo.

O cenário de "Wii Sports Resort" é uma ilha paradisíaca, onde o sol dá o tom da diversão. Algumas atividades já são conhecidas dos fãs do Wii Sports original, tais como o boliche ou o golfe, mas a maioria é inédita.

O jogo continua fácil para principiantes, mas também agrada aos veteranos, como no tênis de mesa, que faz o Wii Remote se comportar de forma parecida à pequena raquete do esporte. O controle Nunchuk, que é segurado na mão esquerda, funciona bem com o MotionPlus, especialmente na brincadeira de arco e flecha. O Nunchuk faz as vezes da corda do arco -acertar no alvo é mais difícil do que parece.

Liberado para todas as idades, "Wii Sports Resort" sai por R$ 269 e inclui o MotionPlus --o acessório é vendido individualmente por R$ 139.

MotionPlus

À venda desde junho nos EUA, o MotionPlus acumulou, naquele mês, 440 mil unidades vendidas. É um número e tanto, pois ainda há poucos jogos compatíveis com o acessório.

Por enquanto, há apenas títulos esportivos -além de "Wii Sports Resort", a Electronic Arts lançou "Grand Slam Tennis" e o golfe de "Tiger Woods PGA Tour 10" para o aparelhinho.

Estão em desenvolvimentos games variados que vão usufruir do sensor de movimentos apurado, como Red Steel 2. Academy of Champions, jogo de futebol ancorado por Pelé, também será compatível com o MotionPlus.

Assista televisão pela internet com seus amigos


Transformar o ato de assistir à televisão on-line em evento social coletivo, como ocorre no mundo real, é um dos desafios dos sites que hospedam vídeo. Na semana passada, o Watchitoo ( watchitoo.com) debutou na rede com a sua solução para reunir pessoas sob a mesma tela de vídeo.

No site, os usuários podem criar salas de exibição de vídeo (que podem ser privadas ou públicas), que sincronizam a imagem entre computadores, permitindo que todos assistam à mesma coisa ao mesmo tempo. A fonte do conteúdo? O YouTube, é claro.

O maior desafio do serviço é quebrar a resistência dos internautas a esse tipo de experiência coletiva. Nos Estados Unidos, a rede de televisão CBS apostou na ideia e fracassou, mesmo com programas famosos e qualidade de imagem superior à do YouTube.

Além disso, no país, o Hulu ( hulu.com) é o detentor de programas de televisão populares, o que pode se traduzir em falta de conteúdo para o Watchitoo. Porém, no Brasil, onde o YouTube hospeda conteúdo rico, existe chance de sucesso.

O Watchitoo demonstrou ter absorvido todos os conceitos famosos da web 2.0. Capacidade para adicionar amigos como rede social? Checado. Microblog estilo Twitter? Checado. Ferramentas para interação e colaboração? Checado.

Enquanto assistem aos vídeos, os usuários podem interagir via bate-papo, no canto esquerdo da tela, ou via webcam, no canto direito. Até cinco webcams podem estar ligadas enquanto a tela central exibe os vídeos do YouTube.

Com tantos vídeos, o consumo da banda de internet é inevitável, o que pode gerar alguns travamentos. Para melhor qualidade, é sempre bom deixar aquele amigo com a conexão mais rápida apertar o play.

Mas não estar no comando não tira dos outros participantes o poder para influenciar. Dependendo das configurações escolhidas para a sala de exibição, todos podem adicionar vídeos à lista a ser vista.

Pendrive testado sobrevive a maus-tratos e mergulho na água

Todo revestido em borracha, o pendrive OCZ ATV se destaca com a promessa de ser mais resistente a variadas adversidades, incluindo o contato com água. Para testar a durabilidade do aparelho, a Folha gravou nele alguns documentos e depois o submeteu a uma sessão de maus-tratos: deixou-o duas horas dentro de um copo dágua, golpeou-o com um martelo e atropelou-o repetidas vezes com um carro de passeio.

Ao fim da tortura, o pendrive e os arquivos armazenados nele estavam intactos.

Velocidade

A velocidade de transferência de arquivos entre o pendrive e o computador é boa --um arquivo de 750 Mbytes, por exemplo, foi copiado para o dispositivo em cerca de 80 segundos (média aproximada de 9,5 Mbytes por segundo).

Para um pendrive que preza pela durabilidade, a tampinha poderia permanecer mais firme --ela parece ficar um tanto frouxa, o que dá a impressão de que pode se soltar com certa facilidade.

Há um mecanismo simples e engenhoso para ajudar o usuário a não perder a proteção do conector USB: presa a uma corrente, há uma peça de borracha na qual se pode encaixar a tampinha enquanto o aparelho está em uso.

Um pequeno LED laranja se acende para indicar quando o pendrive está conectado a um computador.

Segundo a empresa ( www.ocztechnology.com), o dispositivo é compatível com a tecnologia ReadyBoost, do Windows Vista, que promete melhorar o desempenho da máquina usando o espaço disponível em um pendrive.

Capacidades

O modelo testado pela Folha tem 16 Gbytes, quantidade generosa --é possível armazenar cerca de 3.500 músicas em MP3, por exemplo. O preço sugerido é de R$ 239. Há ainda versões com 2, 4, 8 e 32 Gbytes.

(Fonte: RAFAEL CAPANEMA da Folha de S.Paulo ) - 26/07/2009
Comércio vai aceitar pagamento de compra por meio de celular

A Vivo e a Itaucard anunciam hoje um serviço que permitirá o uso do celular como cartão de crédito na hora de fazer o pagamento das compras. Para isso, haverá duas opções.

Clientes da Vivo que têm Itaucard e usam celulares 3G (terceira geração) --que preveem pacote de dados para navegar na internet-- poderão baixar um programa pelo site da Itaucard. Instalado no celular, ele fará com que o celular "converse" com as diversas máquinas que efetuam as transações nos estabelecimentos comerciais. Os débitos serão lançados automaticamente na fatura como ocorre quando se passa o cartão na máquina.

Não é preciso ter celulares inteligentes (smartphones ou o iPhone). Qualquer modelo com jogos instalados estará apto.

Para os clientes da Vivo que não possuem esses aparelhos será possível acessar o serviço por meio de SMS (torpedos). Até o fechamento desta edição, a Folha não havia obtido a confirmação se clientes com celulares pré-pagos terão acesso ao serviço. O problema é que, nesse caso, a operação terá custo adicional, caso a cota de SMS prevista no plano seja estourada. O preço por pagamento estava previsto em R$ 0,30, além do SMS cobrado acima da cota.

Essa iniciativa é o primeiro passo de um projeto mais amplo que prevê pagamentos e transferências de valores pelo celular, inclusive entre usuários de celular sem conta em banco. A Folha apurou que, para isso, o Itaú já assinou um acordo com a Vivo. Espera-se que, até meados de 2010, as instituições financeiras do país já estejam oferecendo o serviço em uma plataforma tecnológica padronizada.

"Isso permitirá aos bancos abrir contas específicas para quem usa celular e não tem conta corrente porque não consegue comprovar renda ou não tem dinheiro suficiente", diz Marcelo Condé, presidente da Spring Wireless, que implantou um sistema desse tipo com o Banco Mercantil, o maior da Venezuela.

"A padronização permitiria que, caso haja problema na transação via celular, esses clientes possam sacar via celular em caixas automáticos." A Febraban (federação dos bancos) espera chegar a um consenso sobre o assunto até o final deste ano.

(Fonte: JULIO WIZIACK da Folha de S.Paulo) - 26/07/2009
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