Um dos aforismos mais famosos da história, “conhece-te a ti mesmo”, encontrava-se no pórtico de entrada do templo do deus Apolo, na cidade de Delfos na Grécia, no século IV a. C.
Lembre que um aforismo é um pensamento expresso de maneira breve.
Essa frase foi atribuída a várias figuras gregas e não possui ao certo um autor. É possível que tenha como origem um dito popular grego.
Ao longo do tempo, essa sentença foi apropriada por muitos autores, o que levou a algumas variações. Um exemplo dessa apropriação é sua tradução para o latim: nosce te ipsum e, também, temet nosce.
De qualquer forma, a frase foi compreendida como um oráculo (mensagem do deus) de Apolo para todas as pessoas.
Sendo assim, a grande tarefa da humanidade, segundo o deus Apolo, seria buscar o conhecimento de si e, a partir daí, conhecer a verdade sobre o mundo.
O deus Apolo era conhecido por ser o deus da beleza, da perfeição e da razão. Por esse motivo, era um dos deuses mais cultuados da Grécia Antiga.
A razão, relacionada a Apolo, foi primordial para o desenvolvimento da filosofia. O caráter reflexivo da filosofia e a busca pelo conhecimento e pela verdade encontram em Apolo um referencial.
Conhece-te a ti mesmo e Sócrates
O filósofo Sócrates (c. 469-399 a.C.) é quem tornou mais evidente essa ligação entre o deus e a filosofia nascente.
Foi Querofonte, seu amigo, que em uma visita ao oráculo de Delfos, perguntou à pitonisa (sacerdotisa que recebe a mensagem dos deuses e transmite aos mortais) se havia no mundo alguém mais sábio que Sócrates. A resposta do oráculo foi negativa, não havia ninguém mais sábio que Sócrates.
Ao receber essa mensagem de Querofonte quando regressou a Atenas, Sócrates passou sua vida a tentar contestar o oráculo.
O filósofo não compreendeu como ele poderia ser compreendido como o mais sábio. Julgava não ser detentor de nenhum conhecimento.
O filósofo considerava-se apenas uma pessoa comum com o difícil propósito de buscar o conhecimento verdadeiro.
Essa contestação teria levado Sócrates a proferir a famosa frase:
Só sei que nada sei.
Intrigado com a mensagem do oráculo, o filósofo procurou todos os sábios de Atenas para que esses pudessem mostrar-lhe o que era o conhecimento.
Sócrates fazia-lhes perguntas sobre temas morais como a virtude, a coragem e a justiça, na esperança de que essas pessoas, reconhecidas pela sabedoria, pudessem ajudá-lo na busca pela verdade.
No entanto, ele sentiu-se frustrado ao perceber que essas autoridades gregas possuíam uma visão parcial da realidade, sendo capazes, apenas, de dar exemplos de alguém virtuoso, corajoso ou justo.
A partir desses encontros, Sócrates percebeu que esses sábios não passavam de pessoas com uma interpretação errada sobre o conhecimento, repletas de preconceitos e falsas certezas.
O filósofo compreendeu que a mensagem do oráculo dizia respeito ao fato dele possuir um autoconhecimento e compreender a sua própria ignorância, tornando-o mais sábio que os outros.
Sócrates dá origem ao período antropológico da filosofia grega. Ou seja, a partir da ideia de que o autoconhecimento, o conhecimento de si, é a base para todos os outros conhecimentos sobre o mundo.
Essa frase faz uma referência ao oráculo e sua inscrição “conhece-te a ti mesmo”. O autoconhecimento e a tomada de consciência da própria ignorância são as bases do método socrático.
Somente após abandonar os seus preconceitos que o sujeito está apto para buscar o conhecimento verdadeiro.
Conhece-te a ti mesmo e a filosofia
A filosofia nasce a partir da reflexão, ou seja, do olhar para dentro. Faz-se necessário refletir sobre o que significa, de fato, conhecer alguma coisa. A partir daí, construir bases para todos os tipos de conhecimento.
A extensão da frase atribuída a Sócrates é conhecida como:
Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses.
Sendo assim, o motor da filosofia é o “conhece-te a ti mesmo” do próprio conhecimento, é o pensamento voltado para si. Busca no entendimento, as bases que fundamentam o saber.
Por conta disso, todas as áreas do saber são também áreas próprias da filosofia e seu
Conhece-te a ti mesmo, Mito da Caverna e Matrix
No clássico da ficção científica, Matrix (1999), o roteiro das irmãs Lilly e Lana Wachowski toma por base o Mito da Caverna, de Platão.
Em ambas as histórias, grupos de seres humanos encontram-se prisioneiros sem tomarem consciência disso, por viverem em um simulacro da realidade.
Em Platão, a simulação de realidade é dada pelas sombras projetadas no fundo da caverna e tomadas como sendo o todo da realidade.
Já no filme, Matrix, os impulsos eletromagnéticos são produzidos por máquinas e ligados ao cérebro dos prisioneiros. Isso os leva a experimentar uma sensação de realidade produzida e controlada por computadores.
No Mito da Caverna, um dos prisioneiros questiona sua condição e encontra meios de se libertar. Algo semelhante ocorre com Neo, protagonista do filme. Sua atuação como hacker chama atenção de um grupo de resistência que lhe dá o direito de escolher entre a hostilidade do real e o conforto da falsidade.
As semelhanças continuam e as diretoras do filme explicitam essa relação em uma das cenas. Neo vai consultar um oráculo. Nesse local, numa versão moderna do templo de Apolo, em cima da porta lê-se a mensagem temet nosce ("conhece-te a ti mesmo" em latim), numa clara referência às semelhanças entre Neo e Sócrates.
A exemplo dos gregos antigos, Neo encontra o oráculo e recebe uma mensagem enigmática acerca do destino e da possibilidade, ou não, de controlar a própria vida.
O mote central de ambas as histórias, diz respeito à busca pelo conhecimento de si. A partir daí, o indivíduo liberta-se da opressão e do controle do que é falso para compreender o que, de fato, é real.
A consciência de si
A pergunta "quem sou eu?" ou "quem somos nós?" é uma das questões primordiais, metafísicas, que deram um ponto de partida para a filosofia e toda a produção de conhecimento. O "nós e o universo" é a meta do conhecimento que movimenta todos os dias a produção de ciência no mundo.
Química, física, medicina, psicologia, sociologia, história e todas as outras ciências, cada uma a seu modo, possuem como ponto em comum a proposta inscrita no templo de Apolo.
Ainda que não se tenha chegado à resposta definitiva para essa questão, sua busca e a necessidade de conhecer a si mesmo, constroem e modificam o modo de pensar e de compreender a realidade.
Em outras palavras, a busca pelo conhecimento, desde os gregos antigos até as sondas espaciais ou a decodificação do genoma humano, atendem à questão do "conhece-te a ti mesmo".
Só um mundo cheio de paraísos naturais como o nosso pode inspirar a criação de uma cerveja como Corona – é essa a mensagem de “Natural”, nova campanha da Corona que acaba de estrear no Brasil. Nascida na praia, a cerveja criada no México em 1925 sempre encontrou sua inspiração na natureza, convidando o público a se conectar com o mundo natural. Mas além de chamar as pessoas a apreciarem e cuidarem desse mundo, Corona também é feita dele.
Criada há mais de 90 anos, Corona construiu um legado como uma cerveja premium de alta qualidade, conectada à natureza tanto em sua essência quanto em sua composição. Mesmo depois de tanto tempo, sua receita continua sendo exatamente a mesma: a cerveja que chega às mãos do consumidor é 100% natural – até o toque final que faz parte do ritual de Corona, com uma fatia de limão no gargalo, celebra essa ligação.
“Corona tem se dedicado a conectar o público à natureza e convidar as pessoas a enxergarem mais significado na vida vivida do lado de fora, o que sabemos que hoje tem uma importância ainda maior. Por isso estamos colocando para fora o que sempre fomos por dentro”, conta João Pedro Zattar, head de marketing de Corona. A partir da nova campanha, até a embalagem que envolve as tradicionais long necks de Corona ganharam um visual alinhado à essência natural da cerveja, passando a mostrar esses atributos de forma mais clara para os consumidores.
No momento em que as pessoas buscam aos poucos se reconectar com a natureza, Corona celebra sua ligação genuína com tudo que, assim como ela, é 100% natural: começando pelos ingredientes e passando pelas ações de proteção dos paraísos naturais até chegar às experiências que ligam o público à vida do lado de fora. Com peças de 6”, 15? e 30? produzidas para Facebook, Instagram e YouTube e comunicação out of home, a campanha pode ser conferida AQUI.
Corona protegendo os paraísos naturais
Ainda neste ano, Corona se tornou a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos – o que significa que hoje a cerveja da Ambev recupera e recicla mais plástico do que libera para o mundo por meio de sua cadeia de produção e distribuição – e instalou dois containers em Fernando de Noronha (PE) e Trancoso (BA) para coleta, reciclagem e transformação de plástico, que juntos têm capacidade para processar até 3 toneladas de plástico por mês. Mas seus esforços pela preservação dos paraísos naturais vêm desde 2017, quando a marca se uniu à Parley for the Oceans para comandar ações de conscientização e limpeza de praias.
No Brasil a parceria acontece desde 2019 com mais de 25 forças-tarefa que percorreram 1,2 milhão de m² de praias, recolhendo 5,4 toneladas de lixo descartados de forma irregular na natureza. A Corona ainda é patrocinadora de todas as etapas mundiais da Liga Mundial de Surfe (WSL), apoiando um dos esportes que mais conecta as pessoas ao mar e à natureza.
Com o pandemia e o crescimento do e-commerce, surgiram novas demandas para as áreas de Beleza e Casa, devido ao novo comportamento do consumidor
Durante a pandemia, diversas áreas cresceram de forma massiva, principalmente no meio digital. Dentre estes setores, destacam-se as áreas de Beleza e Casa, que foram impulsionados com o desenvolvimento do e-commerce durante o atual período pandêmico.
Logo após, as marcas notarem tal crescimento de consumo, as empresas elaboraram novas estratégias para abordar os consumidores. Contudo, é necessário que a agência contratada pela marca consiga suprir suas necessidades, que crescem constantemente. Dessa forma, é necessário um estudo detalhado, tanto do público consumidor, quanto das necessidades da marca.
Entre as agências que tem conseguido cumprir com todas estas demandas está a Gotcha. A agência, que oferece full service para seus clientes, está sempre atenta ao mercado, acompanhando de perto os desejos dos consumidores e trabalhando de forma estratégica e inovadora com as necessidades das marcas que representa.
Foto: Divulgação/Gotcha
Vale destacar que a agência teve um direcionamento rápido para as novas demandas, e contribuiu para seus clientes se manterem em suas jornadas de crescimento. Além disso, muitas vezes, a agência conseguiu superar metas, ao mesmo tempo em que linhas de produtos eram esgotadas em pouco tempo.
Cases da Gotcha nas áreas de Beleza e Casa
Dentre os principais clientes da Gotcha das áreas de Beleza e Casa, estão a Impala e a Moldura Minuto, respectivamente. Confira abaixo cases da Impala.
Impala: Cores que Cuidam
Segredo do sucesso
Dentre os fatores que fazem da Gotcha uma agência especialista no mercado de Beleza e Casa está, por exemplo, a habilidade de trabalhar com diversos setores ao mesmo tempo, sempre de forma eficiente. Considerando que a Gotcha é uma agência full service, ou seja, que oferece serviços para diversas áreas de seus respectivos clientes, os times assumem a missão de trabalhar com uma comunicação alinhada e eficiente, o que fazem com maestria. Entre os departamentos envolvidos, estão Atendimento, PR, Social, Criação, Planejamento.
Os cases conquistados nas áreas de Beleza e Casa pela Gotcha até aqui são exemplos de ações que as marcas devem realizar para impulsionar seus lucros e imagem. O sucesso dos clientes é consequência de uma comunicação direta e eficiente, que conta com revisão de interfaces digitais, lançamentos de campanhas, uso de redes sociais e blogs, revisão de experiência de usuário e interfaces mais intuitivas, entre outras iniciativas.
O Facebook está permitindo que alguns usuários façam chamadas de voz e vídeo em seu aplicativo principal em caráter experimental, com objetivo de tornar mais fácil fazer chamadas sem abrir seu aplicativo Messenger.
A gigante da mídia social criou o Messenger a partir de seu aplicativo principal anos atrás, mas usuários têm que baixar um aplicativo separado para enviar mensagens e fazer chamadas.
O Facebook habilitou chamadas pela primeira vez entre o Instagram e o Messenger em setembro passado. A mudança permitiu que os usuários de cada serviço enviassem mensagens e fizessem chamadas de vídeo sem precisar baixar os dois aplicativos.
Falando sobre a implementação da Lei Bitcoin de El Salvador, o presidente Nayib Bukele disse que o aplicativo Chivo Wallet terá um recurso que permitirá aos usuários converter automaticamente seus bitcoins em dólares.
Além disso, afirmou que haverá 50 agências construídas em El Salvador para saques e depósitos, que também fornecerão educação sobre como usar a carteira e caixas eletrônicos. O presidente acrescentou que os saques em dinheiro podem ser feitos 24 horas por dia e sem o pagamento de comissões.
Bukele anunciou a criação da carteira Chivo em junho. De acordo com o presidente de El Salvador, os cidadãos adultos que fizerem o download do aplicativo receberão US$ 30 em bitcoin.
Bukele destacou a economia para o país nas remessas internacionais:
“Nossa cidade paga US$ 400 milhões por ano em comissões sobre remessas. Só que essa economia será um grande benefício para nosso povo (ou pelo menos para quem quiser). Também existe a vantagem de não ter de carregar dinheiro. Mais seguro e prático. ”
Os salvadorenhos no exterior podem usar o aplicativo de carteira para enviar dinheiro para familiares e amigos em casa. Enquanto aqueles que optarem pelo sistema dolarizado, podem continuar usando o Western Union, que possui longas filas e comissões.
Adoção obrigatória
Os salvadorenhos poderão baixar o aplicativo em 7 de setembro, mesmo dia em que a Lei Bitcoin entrará em vigor. Apenas aqueles que se cadastrarem na carteira terão acesso aos benefícios.
Após a votação da legislação histórica do presidente em junho, o plano enfrentou oposição, com o Banco Mundial também se recusando a ajudar na implementação da Lei Bitcoin. O presidente, porém, ressaltou que a adoção da criptomoeda é opcional para os cidadãos do país.
“Alguns vão preferir acreditar que os ladrões oponentes nada mais fizeram do que saquear nosso país, destruí-lo e pagar para assassinar nosso povo. Outros decidirão acreditar no governo. Mas no final, todos perceberão a realidade no dia 7 de setembro. ”