Ferramentas da Microsoft criam múltiplas opções para proteger dados empresariais
Quando coordenamos o funcionamento de uma empresa, partimos do pressuposto que existem múltiplos dispositivos disponíveis para nossos funcionários e diretoria: além de laptops fixos, temos telefones celulares e tablets, por exemplo, e as interfaces de trabalho precisam funcionar de maneira simultânea e ao mesmo tempo personalizada para cada tipo de tecnologia.
Uma das dualidades desse modelo de trabalho se encontra na proteção de dados e políticas internas de cada empresa: devido à proliferação de dispositivos de todos os tipos de tamanho e tipos, os profissionais de TI se equilibram em uma linha tênue de permitir que os funcionários otimizem suas rotinas trabalhando de qualquer lugar e garantir que os ativos da organização estejam protegidos em múltiplos dispositivos simultaneamente.
A Microsoft traz uma solução para isso com o Intune: nele, você pode controlar como todos os dispositivos da sua organização são usados, configurando políticas específicas para controlar aplicativos e o que pode ser visto ou compartilhado de cada local. Você pode, por exemplo, configurar o sistema do Intune para bloquear que pessoas mandem e-mails para pessoas de fora da empresa, e isolar dados da organização de dados pessoais.
O Intune faz parte do pacote EMS (Enterprise Mobility + Security) da Microsoft, e em consonância com o Azure AD, controla quem tem acesso a qual informação e o que cada pessoa pode acessar em determinado dispositivo. Ele também tem integração automática ao pacote de Proteção de Informações, que oferece proteção de dados e altíssimo nível de segurança e criptografia. Caso sua empresa faça trabalho remoto, por exemplo, você pode implantar o Microsoft Teams, o OneNote e outros aplicativos em diversos dispositivos para facilitar o trabalho em equipe, já hospedando tudo na mesma nuvem e protegendo as políticas da empresa.
Para quem usa o Intune, existem duas maneiras de abordar a questão do gerenciamento de dispositivos. Você pode gerenciar diferentes aspectos usando os recursos integrados do Intune (MDM), com os usuários registrando seus dispositivos e usando certificados. Como administrador de TI, você efetua push de aplicativos, restringe dispositivos a determinado sistema operacional e bloqueia o que não for necessário. Caso o usuário perca acesso ao dispositivo, você também consegue imediatamente remover todos os dados. Também é possível gerenciar os aplicativos nos dispositivos (MAM), com os usuários acessando recursos diretamente em seus tablets ou celulares. Ao abrir um aplicativo, como o e-mail corporativo, os usuários devem se autenticar. O Intune também permite que você combine os dois modelos de gerenciamento.
Caso sua empresa utilize nuvem híbrida, o Azure oferece um Active Directory que permite que os departamentos de TI gerenciem dispositivos de uma empresa a partir de um local dentro, e que os usuários entrem em seus dispositivos próprios com as respectivas contas corporativas.
A partir da interface de controle do Azure AD e de um registro de identidade de dispositivo, você também consegue identificar todos os dispositivos registrados e impressoras conectadas; executar tarefas de gerenciamento de identidade do dispositivo como habilitar, desabilitar, excluir e gerenciar; examinar logs de auditoria relacionados ao dispositivos.
Projeto em desenvolvimento desde 2019 muda de nome; "Matter" terá mais detalhes apresentados no Google I/O 2021
Amazon, Apple e Google são apoiadores de uma aliança fundada em 2019 que irá certificar dispositivos domésticos inteligentes a partir deste ano. Renomeado para "Matter", o projeto integrar aparelhos em um único ecossistema de casa conectada com a criação de um padrão que funcione em dispositivos compatíveis com a Alexa, Google Assistente e Siri, entre outros.
De acordo com Tobin Richardson, executivo da Connectivity Standards Alliance (antes Zigbee Alliance), a ideia é que o padrão possibilite a comunicação de dispositivos em redes cada vez mais complexas, para que todos os aparelhos "falem a mesma língua", independentemente da marca.
Desse modo, os consumidores poderão ficar tranquilos para comprarem lâmpadas, câmeras, fechaduras ou qualquer outro produto inteligente, sem se preocupar com a compatibilidade de tudo isso.
"Os planos de casa inteligente não podem crescer se cada fabricante de dispositivos tiver que desenvolver produtos que funcionem para cada protocolo de ecossistema", afirmou Kevin Ho, gerente de produto sênior do Google Nest, o que demonstra por que é importante que as empresas estejam unidas para tornar o projeto realidade.
Um novo nome para projeto CHIP, lançado em 2019
Matter é um novo nome para o projeto CHIP (Connected Home over Internet Protocol), criado em 2019, que foca em segurança e visa aumentar a compatibilidade entre os diversos ecossistemas de smart home. A mudança foi anunciada em um evento que contou com líderes de smart speakers da Amazon e do Google, do Samsung SmartThings, Signify (antiga Philips Lighting) e Comcast.
O padrão Matter vem sendo desenvolvido em projeto de código aberto livre de royalties no GitHub. Para além da facilidade de uso, as empresas também têm o desafio de torná-lo seguro e confiável. "Ainda temos um longo caminho pela frente em termos de construção de confiança", disse Richardson. "Você tem que merecer isso."
O Google irá detalhar mais sobre a Matter durante sua conferência anual para desenvolvedores, Google I/O, que está marcada para o dia 18 de maio.
Apesar da lateralização do Bitcoin na faixa entre os US$50 e US$60 mil, Ki Young Ju, CEO da plataforma de análise on-chain CryptoQuant, acredita que instituições de grande porte, como Facebook, poderiam anunciar em breve a compra de Bitcoin.
A empresa destaca que, desde fevereiro, instituições vêm realizando a compra da criptomoeda por intermédio da Coinbase, que tem sido o principal instrumento de investimento por parte das corporações.
Ki destacou que muitos fundos de hedge e compradores de alto capital estão acumulando Bitcoin através do mercado de balcão da Coinbase, e que esses fundos estão sendo armazenados em carteiras frias da exchange.
De acordo com os dados da CryptoQuant, o CEO destaca que os fundos de hedge, instituições e indivíduos de alto patrimônio líquido realizaram a compra de cerca de 154.000 BTC de fevereiro até hoje.
Esse valor equivale a aproximadamente US$8.5 bilhões, cerca de 0,8% do supply de bitcoins do mercado.
O Facebook e o Bitcoin
Segundo Ki, instituições como o Facebook podem em breve anunciar aportes na primeira e maior criptomoeda do mundo:
Como relatado pelo Criptonizando, uma recente publicação de Mark Zuckerberg chamou atenção da comunidade de Bitcoin.
O bilionário revelou que uma de suas cabras se chama Bitcoin, o que desencadeou uma série de teorias sobre o possível significado da postagem de Mark na rede social.
Busca destaca locais com base na localização do usuário; Google deve liberar dados de mais cidades nas próximas semanas
O Google anunciou nesta sexta-feira (30) que o seu buscador e o Maps vão destacar locais de vacinação contra COVID-19 no Brasil. A opção mostra os pontos a partir da localização do usuário e apresenta informações de contato e detalhes sobre a campanha. A novidade está disponível em 30 cidades brasileiras, incluindo as capitais.
Com a mudança, basta pesquisar expressões como "vacina covid" e "vacina covid perto de mim" no Android, no iOS ou na web. O Google vai exibir os pontos próximos com base nas informações fornecidas por órgãos de saúde da sua região. Segundo a empresa, há mais de 1.800 locais de vacinação registrados em seus serviços.
Google lista locais de vacinação contra COVID-19
Entre eles, estão unidades de saúde e pontos estabelecidos especialmente para aplicar as vacinas contra COVID-19. As buscas pelos locais mostram endereço e dados de contato, bem como detalhes sobre a campanha. A página pode indicar se a vacinação é limitada a determinados pacientes, se há drive-thru e se há necessidade de agendamento.
O Google também inclui link para o site da secretaria de saúde ou de agências sanitárias locais. A empresa explica que, apesar de serem oferecidos por fontes oficiais, os dados podem ser alterados com frequência. Por isso, é importante confirmá-los na página dos órgãos de saúde antes de ir ao local de vacinação.
A mudança nos resultados da pesquisa acontece em meio ao crescimento no interesse por informações sobre a vacina. Segundo a companhia, a quantidade de buscas por "vacinas perto de mim" cresceu cinco vezes de janeiro para abril. As informações a respeito da vacinação devem ser levadas para mais regiões nas próximas semanas.
Por enquanto, estas são as 30 cidades em que o Google mostra locais de vacinação contra COVID-19:
Aracaju
Belém
Belo Horizonte
Boa Vista
Brasília
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Curitiba
Florianópolis
Fortaleza
Goiânia
Guarulhos
João Pessoa
Macapá
Maceió
Manaus
Natal
Palmas
Porto Alegre
Porto Velho
Recife
Rio Branco
Rio de Janeiro
Salvador
São Gonçalo
São Paulo
Teresina
Vitória
São Luís
Anúncios e campanhas de marcas parceiras serão exibidos no Smart Hub e durante a programação dos canais do serviço de streaming Samsung TV Plus
A Samsung apresenta ao mercado brasileiro um novo meio para marcas e anunciantes alcançarem os consumidores na transição para o streaming. A Samsung Ads está agora disponível nas Smart TVs da Samsung, com experiências premium e seguras para as marcas, permitindo maior precisão de publicidade e alcançando mais
consumidores com anúncios segmentados.
“A Samsung Ads traz uma nova maneira de apresentar e consumir publicidade, que reflete as transformações que estão ocorrendo com o consumo de conteúdo na TV.
A tela grande está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, mas a forma como nos relacionamos com ela tem mudado significativamente. O consumo de conteúdo linear vem perdendo espaço e há um movimento intenso rumo a serviços on demand, plataformas de streaming e games. As marcas têm o desafio de manter a conexão com este novo consumidor”, ressalta Essio Floridi, Diretor de Vendas da Samsung Ads na América Latina.
Para entender a relevância dos espaços oferecidos pela Samsung para os anunciantes, é importante saber que o Brasil é o maior mercado da marca na América Latina e um dos maiores do mundo. Somente neste início de 2021, mais de 12 milhões de TVs espalhadas pelo país já estão aptas a receber os anúncios do Samsung Ads e esse número deve crescer exponencialmente nos próximos meses e anos. A Samsung é líder global no mercado de TVs há 15 anos consecutivos e o Brasil é fundamental para esse desempenho.
O que a Samsung Ads oferece às marcas parceiras que desejam exibir seus anúncios?
São duas possibilidades de inserções. A primeira é no próprio Smart Hub, onde ficam todos os aplicativos de streaming pré-embarcados na TV ou que foram baixados da Loja de Apps e configurados pelo consumidor para acesso rápido. Ali, um anúncio da campanha é exibido e o usuário pode selecioná-lo para ver mais detalhes em banners de diferentes tamanhos e formatos. Caso opte por clicar nesses banners, o usuário tem acesso a anúncios em vídeo, links para sites promocionais e QR codes para acesso em dispositivos móveis.
Também foi criado um espaço dentro do Samsung TV Plus, que oferece aos consumidores um serviço de streaming gratuito e aos anunciantes o alcance da TV linear tradicional com a capacidade de segmentação e mensuração do digital. Lançado pela Samsung no final de 2020 no Brasil, o Samsung TV Plus já conta com 28 canais de notícias, gastronomia, esportes, séries, filmes e música, além de atingir quase dez milhões de usuários por mês.
Por que a Samsung Ads oferece anúncios mais precisos?
A Samsung Ads é alimentada por reconhecimento automático de conteúdo, ou a tecnologia ACR, que é uma maneira, opt-in e em conformidade com PII e com a Lei Geral de Proteção de Dados vigente no Brasil, altamente eficaz de obter informações diretas sobre o comportamento de visualização. Isso permite aos consumidores uma experiência de descoberta de conteúdo mais personalizada em milhões de Smart TVs Samsung.
Os anunciantes podem se beneficiar dos poderosos dados proprietários da Samsung Ads para direcionar os conteúdos para consumidores que amam, por exemplo, esportes ou jogos. Além da segmentação do consumo, os anunciantes também podem desenvolver estratégias com base na localização ou hardware. Por exemplo, é possível veicular uma campanha de acordo com o tamanho da tela ou resolução da TV do usuário e ainda escolher quais regiões do país serão impactadas por cada anúncio.
“TVs conectadas já são parte relevante do universo de mídia digital – e foram, inclusive, um dos meios que mais cresceu nos últimos tempos. Esse é um meio que une a experiência imersiva da TV com todas as vantagens do digital, e seu share de atenção dedicada pelos consumidores deve continuar evoluindo, pegando carona na ‘guerra do streaming’. A jornada da mídia omnichannel está avançando a passos rápidos, e nosso pioneirismo com a SamsungAds reforça nosso apetite em entender profundamente os novos caminhos para se fazer publicidade em televisão.” explica Celio Guida, Head de Mídia, Business Intelligence & Performance do Grupo Boticário.
Com a Samsung Ads, a publicidade na TV agora pode ser endereçada a públicos específicos semelhantes à publicidade digital, mas os anunciantes podem gerenciar o alcance e a frequência em suas compras de mídia linear e de streaming, ao mesmo tempo em que estendem esse alcance por meio de outros dispositivos.. Isso significa que os anunciantes podem atingir os milhões de consumidores e estender a personalização para outras plataformas para uma experiência completa com
o consumidor. Combine isso com a capacidade de medir resultados como alcance incremental ou brand lift e você terá uma solução poderosa para os anunciantes.
“Estamos diante de uma nova era para as TVs e também para a maneira como nos comunicamos com marcas parceiras e nossos consumidores. Há um desejo crescente por serviços mais personalizados e que estejam de acordo com os gostos e preferências das pessoas, mas com uma preocupação permanente de não interferir nas experiências dos usuários em seus momentos de lazer. É uma nova forma de se comunicar, mais inteligente e precisa, destaca Floridi.
Para conhecer mais sobre o Samsung Ads, acesse:
https://www.samsung.com/us/business/samsungads/life/brazil/
¹ Disponível para todos os modelos de 2021 e para TVs Samsung 4K (ou superiores) a partir do modelo de 2017. O conteúdo disponibilizado pode ser alterado e/ou descontinuado a qualquer tempo, sem aviso prévio. Necessária conexão à internet.
² De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, os usuários podem solicitar que os anúncios não sejam personalizados a partir de seus hábitos de consumo.