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E-commerce: 10 mitos e verdades sobre compras online

Apesar de toda evolução conquistada pelo e-commerce até o momento, alguns consumidores ainda têm preocupações ao realizar compras pela internet. Isso ocorre devido à falta de confiança ocasionada por alguns mitos existentes e que acabam fazendo com que muitas pessoas desistam de concluir seus pedidos. Com o propósito de desmistificar algumas das principais questões que impedem os clientes de comprar online, o VIPy, aplicativo de segurança digital desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie, elencou os 10 principais mitos e verdades sobre o tema. Confira!

1. Há mais risco de comprar produtos falsificados
Mito. Não há risco ao adquirir produtos duvidosos se o e-commerce for confiável. Já existem algumas ações para que os clientes possam optar por varejistas que garantem a autenticidade do item. Dentre elas, está uma das funcionalidades do aplicativo VIPy, na qual os usuários podem checar quais são as lojas virtuais certificadas com o selo de confiança Compre&Confie.

2. Os preços na internet são mais baixos
Verdade. Comprar em lojas online é mais em conta do que em físicas, pois os custos da empresa são mais baixos, a entrega não é sempre imediata e não há vendedores para convencer os consumidores, fazendo com que os preços se tornem o único chamariz do produto.

3. Não terei assessoria da loja após a compra
Mito. Muitas organizações buscam manter a relação com o consumidor até após a confirmação do pagamento. Disponibilizam acesso para acompanhamento da entrega, reforçam que há a possibilidade de trocar o item, contam com atendentes que auxiliam em qualquer questionamento dos compradores e oferecem canais digitais como suporte para que o cliente se sinta amparado.

4. Na internet tem mais variedade
Verdade. Um dos diferenciais de comprar online é a possibilidade de acessar comércios digitais do Brasil e do mundo. Isso faz com que as pessoas não estejam limitadas somente às lojas de sua região e possam obter um leque muito maior de produtos.

5. Terei meu cartão clonado
Mito. Lojas que são reconhecidas no ambiente digital, têm equipes responsáveis por cuidar exclusivamente dos dados dos compradores e mantê-los seguros. Diariamente as empresas buscam alternativas para garantir a proteção de seus clientes, fazendo com que dificulte ao máximo o processo de clonagem.

6. Preciso checar o valor do frete
Verdade. É de extrema importância que os consumidores avaliem o valor do frete de cada loja virtual e façam um comparativo, pois muitas vezes você pode pagar mais caro do que se tivesse adquirido o produto em uma loja concorrente, que anuncia um preço mais justo.
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7. Só posso comprar com cartão de crédito
Mito. Hoje, as lojas disponibilizam outras formas de pagamento para seus clientes, além do cartão de crédito. Boleto bancário e débito online são algumas das opções para que os consumidores se sintam mais confortáveis e possam realizar suas compras com mais comodidade.

8. É possível comprar roupas do tamanho certo
Verdade. Muitas lojas de vestimenta no ambiente digital apresentam uma tabela de medidas vinculada a cada roupa disponível e ao tamanho em questão. Além disso, algumas empresas também apresentam o tamanho utilizado pela modelo que está vestindo a peça, o que facilita o processo de comparação.

9. Não consigo trocar produtos comprados no e-commerce
Mito. Em qualquer compra realizada pela internet é possível fazer a troca do produto, sem precisar de justificativa, visto que o cliente não teve contato direto com o item antes de comprar e pode quebrar expectativas. Para isso, o Código de Defesa do Consumidor reforça que o prazo para troca ou devolução se limita a sete dias após seu recebimento e é essencial que o produto esteja perfeitamente conservado.

10. Comprar online traz mais comodidade
Verdade. Adquirir produtos pela internet traz muito mais conforto, facilidade e diversas outras vantagens aos clientes. Realizar uma compra e recebê-la no endereço desejado, com apenas um clique e sem sair de casa, faz com que muitos consumidores deixem de ir às lojas físicas e prefiram realizar os pedidos virtualmente.

(Fonte: 33giga) - 22/02/2021
Como criar um grupo no Facebook

Saiba como criar um grupo no Facebook para reunir uma comunidade específica e separar os assuntos da linha do tempo principal

Quer ser dono do próprio grupo no Facebook? Nesse artigo mostro os passos para formar uma comunidade na rede social, privada ou pública, e as vantagens em relação ao tradicional feed de notícias.

Mais simples que páginas, entenda o processo de criar um grupo no Facebook.


Facebook (Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash)
Foto: Tecnoblog

Por que criar um grupo?
Um grupo é diferente de uma página ou perfil na rede social. Enquanto a página ou perfil simbolizam uma única pessoa ou marca, um grupo é destinado ao coletivo de pessoas que compartilham o mesmo interesse. Dessa forma, o conteúdo do grupo é produzido pelos vários membros, não só por uma pessoa.

Há milhares de grupos já criados no Facebook, desde vagas de emprego em determinadas regiões, animais perdidos, clubes de escrita ou de leitura, de profissionais de uma área em comum, de viagens, etc.

Com um grupo, a discussão é mantida sobre um mesmo assunto. Por exemplo, no Tecnoblog, usávamos o Tecnogrupo no Facebook para interagir com os leitores e permitir que eles também criassem postagens sobre tecnologia, compartilhassem experiências, sugerissem reportagens, entre outras coisas — apesar de não usarmos mais a plataforma, temos outro espaço dedicado para a Comunidade do Tecnoblog.

A vantagem é que mais pessoas podem ter voz. Assim como em um grupo de vagas de emprego, quanto mais membros divulgam as oportunidades, mais pessoas podem encontrar o próximo trabalho.

Como criar um grupo no Facebook
Clique no ícone "+", no canto superior da página, ao lado do seu nome;


criar grupo no facebook
Foto: Tecnoblog

Selecione "Grupo";
Dê um nome ao grupo;
Escolha se será público (qualquer pessoa pode entrar) ou privado (qual exige aprovação dos administradores para ingresso);
Defina se estará visível na busca do Facebook e para quem não é membro (Visível) ou se apenas quem faz parte pode encontrá-lo (Oculto);
Adicione os primeiros membros do grupo, se quiser;
Clique em "Criar".

Pronto! Depois da criação, o Facebook redirecionará para a página principal do grupo, com as ferramentas de administração e opções para inserir foto de capa, descrição e o painel para publicações.

Como encontrar meu grupo
Uma vez que o grupo foi criado, é hora de convidar pessoas que compartilham do mesmo interesse para fazer parte dessa comunidade. Dependendo de como ele foi criado, pode ou não ser encontrado pela busca do Facebook, digitando o nome. Portanto, a maneira mais certeira é compartilhando o link do grupo.

No painel da esquerda, clique em "Grupos";


encontrar os grupos do facebook
Foto: Tecnoblog

Ainda na lateral esquerda, em "Grupos que você gerencia", clique no grupo criado;
No campo do endereço do site, copie a URL do grupo, algo como facebook.com/groups/12345… e envie para quem deseja convidar.
Importante: grupos que foram marcados como "Oculto" durante o processo de criação não ficam visíveis para outras pessoas que não fazem parte dele, mesmo com o compartilhamento da URL. Nesse caso é preciso convidar a pessoa manualmente.

Na página inicial do grupo, clique em "Convidar" e digite o nome de alguém para enviar o convite.
Como mudar a visibilidade do grupo
Se for o administrador, clique em "Configurações", nas opções da lateral esquerda;
Na seção "Configurar grupo", clique no lápis ao lado de "Ocultar grupo" e altere conforme a preferência.

Uber expande viagens com carro elétrico para 1.400 cidades

A Uber também anunciou parceria para desconto no aluguel de carros elétricos e a recarga das baterias em cidades americanas

A Uber anunciou, nesta terça-feira (12), a expansão de seu plano para levar viagens de carros elétricos para cidades do mundo, o Uber Green. Com a novidade desta semana, quem estiver em mais de 1,4 mil locais da América do Norte poderá pagar uma taxa extra para não andar em um veículo que utiliza apenas gasolina ou outra fonte de energia criada a partir de combustíveis fósseis.


Uber Green (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Foto: Tecnoblog

O Uber Green foi lançado em setembro do ano passado, como opção para pedir uma corrida em 15 cidades dos Estados Unidos e também no Canadá. Nela, o motorista precisa ter um veículo híbrido ou totalmente elétrico e o custo extra pela viagem é de US$ 1, aplicado logo acima da quantia sugerida pelo UberX - modalidade mais econômica para quem quer viajar sem compartilhar o carro com outras pessoas.

Para quem pede a corrida, o Uber Green é exibido junto da lista de modalidades disponíveis na área, como o Uber Black para carros mais confortáveis e espaçosos, as variantes Bag para porta-malas ainda maior, WAV com veículos adaptados para cadeiras de rodas e o Connect (Flash no Brasil) que faz a entrega de encomendas ou pacotes.

Outra novidade apresentada junto da expansão do programa é sua inserção dentro do Uber Pass. Nele o usuário paga uma quantia mensal em forma de assinatura e consegue 10% de desconto no valor final da corrida feita com o UberX e agora o Uber Green, além de frete grátis para entregas com o Uber Eats e compras de mercado.

O motorista parceiro também recebe mais pela corrida que realizar dentro do programa Uber Green: US$ 0,50 se o carro for híbrido e a quantia sobe para US$ 1,50 se o veículo utilizar apenas energia elétrica como combustível.

Agora, poucos dias após o programa completar quatro meses de vida, o número de cidades contempladas aumentou quase 93 vezes e passa a estar presente em 1,4 mil cidades espalhadas pela América do Norte como Washington D.C., Austin, Houston, Miami, Nova York e Tucson nos Estados Unidos, junto de Calgary e Winnipeg no Canadá.

Uber reforça seu plano de viagens 100% elétricas
Além de expandir o programa Uber Green, a empresa também está tomando a dianteira para aumentar a chance de cumprir sua promessa feita no ano passado, quando garantiu que todas as viagens feitas pelo app precisam acontecer em carros elétricos até 2040.

A partir deste mês, motoristas parceiros que estão em Los Angeles, nos Estados Unidos, poderão alugar carros elétricos com desconto para fazer as corridas na região. Já para os que estão em São Francisco, no mesmo estado americano da Califórnia, a troca de bateria dos carros alugados poderá acontecer em poucos minutos. A ideia não é para a substituição do componente defeituoso ou no fim de sua vida útil, mas para que o motorista não precise esperar o tempo para recarregar o carro - momento sem qualquer dinheiro entrando.

Por fim, uma empresa chamada EVgo firmou parceria com a Uber para oferecer descontos para motoristas da plataforma que recarregarem seus veículos nas estações da marca, presentes em mais de 800 cidades americanas.

Regulador italiano manda TikTok bloquear usuários após a morte de menina


O órgão de controle de privacidade de dados da Itália mandou nesta sexta-feira o TikTok bloquear as contas de todos os usuários na Itália cuja idade não pode ser verificada após a morte de uma menina de 10 anos que usava o aplicativo.



REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

Em um comunicado, o regulador disse que, embora a TikTok tenha se comprometido a proibir o registro de menores de 13 anos, é fácil contornar a regra. Como resultado, ele disse que o TikTok deveria bloquear contas de usuário não verificadas até pelo menos 15 de fevereiro.

(Fonte: Reuters) - 25/01/2021
Como carregar o celular corretamente [e mais rápido]

Siga essas dicas de como carregar o celular e saiba o que fazer para evitar erros que reduzem a vida útil da bateria do smartphone

Problemas com a bateria do celular são mais comuns do que gostaríamos. Mas você sabia que a forma como você faz uso do smartphone e do carregador podem influenciar a vida útil do componente? Para evitar erros rotineiros que podem prejudicar o aparelho, veja, a seguir, algumas dicas de como carregar o celular corretamente e saiba o que não fazer durante o processo.



Carregador Lightning e iPhone (Imagem: mhoppsy/Pixabay)
Foto: Tecnoblog

As baterias de íon de lítio, quando chegam perto do vazio, começam a puxar uma corrente constante e a operar em baixa voltagem, o que é benéfico para a saúde do componente, de acordo com a Battery University.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% - entre 80% e 30%, para ser mais específico - para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.


karem
Foto: Tecnoblog

O que NÃO fazer ao carregar o celular
1. Sempre carregar até 100%
Sabemos que ver o ícone de bateria completamente cheio pode dar uma sensação de paz no coração de quem tem uma rotina agitada. Mas essa prática, de forma recorrente, não é tão boa para baterias de íon de lítio.

O que NÃO fazer ao carregar o celular
1. Sempre carregar até 100%
Sabemos que ver o ícone de bateria completamente cheio pode dar uma sensação de paz no coração de quem tem uma rotina agitada. Mas essa prática, de forma recorrente, não é tão boa para baterias de íon de lítio.

Você já deve ter percebido que celulares mais recentes com sistema de carregamento rápido geralmente dão um boost no início do processo, e depois o tornam mais lento. Existe uma explicação para isso.

De acordo com a Apple, a recarga mais lenta a partir dos 80% é uma questão de longevidade. Nos iPhones, o carregamento pode ser pausado em 80% quando a temperatura da bateria excede o limite recomendado.



Carregamento da bateria íon-lítio (Imagem: Reprodução/Apple)
Foto: Tecnoblog

Portanto, o hábito da recarga noturna - isto é, carregar o aparelho durante toda a noite, e tirar o celular da tomada apenas ao acordar pela manhã - não é nada saudável.
2. Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular
Do mesmo modo que chegar ao máximo não é indicado, o extremo contrário também deve ser evitado. O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil.

Você não precisa ter medo de fazer pequenas recargas de bateria, adicionando cerca de 10%, ao longo do dia - esta prática é aconselhável. Mas se ela for pouco prática para você, tente ao menos monitorar quando o aparelho atinge 50% de carga para completá-la.

Caso você esteja planejando passar bastante tempo sem utilizar o telefone, mantenha ao menos metade da capacidade de bateria do aparelho carregada - a dica é da Samsung.

3. Expor o telefone ao calor excessivo
Evitar a exposição ao calor pode ser uma das recomendações mais difíceis para seguir dependendo da sua profissão e da região onde você mora.

Eu já cansei de ver motoristas de aplicativo sofrendo com esse problema no calorão do Rio de Janeiro, com o telefone grudado ao painel do carro sob um sol de mais de 40°C, e ainda conectado ao carregador. Ainda assim, a dica é válida para quem pode segui-la.

E o aquecimento por uso também conta, viu? Nada de passar horas jogando com o celular espetado na tomada, já com 100% de bateria. Use o aparelho normalmente e, quando precisar, faça uma recarga - você poupará seu bolso no futuro.

Como carregar o celular mais rápido
Para carregar o seu smartphone rapidamente, procure evitar os recursos que forcem o seu uso durante o processo, mesmo em segundo plano.

Uma dica simples é desligar o celular - mas caso isso não seja possível, evite o uso dos dados móveis ou a busca por rede celular (especialmente onde o sinal não é lá essas coisas) ativando o modo avião.

Veja mais dicas valiosas em nosso artigo completo sobre como carregar o celular mais rápido.

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Por fim, vale lembrar que eventualmente a bateria morrerá. Provavelmente você não notará isso se seguir todas as dicas corretamente e trocar de celular em até dois anos. Mas o desgaste ocorre naturalmente, por mais que você seja cuidadoso. Ciente disso, não se preocupe demais com o assunto e tente apenas preservar os bons hábitos. ;)

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Sobre o Portal no Brás

O Portal no Brás foi lançado em 01 de dezembro de 2016, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região NO BAIRRO DO BRÁS no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de ferramentas e ferragens.