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JORNALISMO ESPECIALIZADO PRORROGA CAMPANHA DE APOIO ATÉ 31 DE JULHO

A campanha já conta com o engajamento de 42 empresas: ABERT, ABES, Abratel, Abrasat, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo, Brasscom, Brisanet, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, Mob Telecom, PadTec, Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil,Sindisat, Stefanini, Surf Telecom, Sky, TelComp, TIM , Vero Internet, Vivo e WDC Networks.

A campanha #apoieojornalismoespecializado ganhou mais um mês e só será encerrada no dia 31 de julho por conta do forte engajamento das empresas, associações e entidades setoriais. A prorrogação foi a forma encontrada pelos portais Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside para agradecer a todos que se mobilizaram para nos apoiar nesta iniciativa.

O setor de tecnologia da informação, telecomunicações e internet reconheceu – e está demonstrando – que a informação especializada merece ser preservada e crescer juntamente com as organizações que estão conduzindo as grandes transformações digitais da sociedade brasileira.

Antes mesmo de completar o seu primeiro mês, a campanha #apoieojornalismoespecializado já conta com a participação de 42 das mais importantes marcas do ecossistema digital brasileiro. São operadores de serviços de telecomunicações, desenvolvedores de aplicações, fabricantes globais de soluções, entidades de classe. Todos engajados no reconhecimento do jornalismo de qualidade.

O nosso muito obrigad@ e reconhecimento a vocês, que vestiram a nossa camisa.

ABERT, ABES, Abratel, Abrasat, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo, Brasscom, Brisanet, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, Mob Telecom, PadTec, Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil,Sindisat, Stefanini, Surf Telecom, Sky, TelComp, TIM , Vero Internet, Vivo e WDC Networks.

Venha se juntar a esse time que escolheu apoiar o jornalismo especializado. Para participar, nos procure no email: apoieojornalismoespecializado@gmail.com

Juntos, ficaremos mais fortes. #apoieojornalismoespecializado

(Fonte: Da Redação) - 18/05/2020
Cão robô reforça medidas de distanciamento social em parque de Cingapura

Um educado cão robô foi encarregado pelas autoridades de Cingapura para ajudar a conter as infecções por coronavírus na cidade-estado pedindo que corredores e ciclistas mantenham distância entre eles.



08/05/2020 REUTERS/Edgar Su
Foto: Reuters

O robô de quatro patas, movimentado por controle remoto e feito pela Boston Dynamics, foi implantado pela primeira vez em um parque central nesta sexta-feira, como parte de um teste de duas semanas que pode se juntar a outros robôs que policiam os parques de Cingapura durante o confinamento em todo o país.

"Vamos manter Cingapura saudável", disse em inglês o robô amarelo e preto chamado SPOT. "Para sua própria segurança e para os que estão ao seu redor, afaste-se pelo menos um metro. Obrigado", acrescentou, com uma voz feminina suave.

Apesar da educação, as violações das rígidas regras de quarentena de Cingapura podem resultar em pesadas multas e até prisão.

A cidade-estado, com 5,7 milhões de habitantes, possui mais de 21 mil casos, um dos registros mais altos da Ásia, em grande parte devido a infecções em massa entre trabalhadores migrantes que vivem em dormitórios apertados em áreas pouco visitadas por turistas.

De acordo com as regras para manter a quarentena até 1º de junho, os residentes só podem deixar suas casas para tarefas essenciais, como ir ao supermercado, e devem usar uma máscara o tempo todo em público. Exercício ao ar livre é permitido, mas deve ser feito sozinho.

As autoridades responsáveis pelos testes mais recentes - as agências governamentais de tecnologia e segurança cibernética - disseram em comunicado que o SPOT pode se movimentar em terrenos mais difíceis em parques e jardins.

Além de transmitir mensagens lembrando aos visitantes as medidas de distanciamento social, o SPOT é equipado com câmeras e ferramentas de análise para estimar o número de pessoas no parque.

As autoridades disseram que as câmeras não seriam capazes de identificar indivíduos ou gravar dados pessoais.

O SPOT também foi recentemente testado para uso em um hospital temporário levando medicamentos para os pacientes.

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS PAL

(Fonte: Edgar Su) - 18/05/2020
31 ADESÕES EM UMA SEMANA À CAMPANHA DE APOIO AO JORNALISMO ESPECIALIZADO

A lista atualizada é: Abes, Abratel, ABTA, Algar, Associação NEO, Brasscom, Brisanet, Claro, CPQD, Ericsson, Futurecom, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, Nic.br, Oi, Padtec, Positivo Tecnologia, SAS, SindiTelebrasil, Sky, Stefanini, Surf Telecom, Telcomp, TIM, Vivo e WDC Networks.

Em apenas uma semana, a campanha #apoieojornalismoespecializado conquistou 31 adesões, incluindo oito entidades do setor de tecnologia da informação e telecomunicações. A iniciativa é uma ação inédita que reúne cinco dos principais sites de jornalismo especializado em TIC no Brasil: Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Seu objetivo é chamar a atenção para a relevância e o papel do jornalismo especializado setorial.

Os apoiadores da campanha têm suas logomarcas expostas em um hotsite do projeto e em um banner que permanecerá na homepage dos cinco sites por dois meses, até 11 de julho.

A lista atualizada de apoiadores é a seguinte: Abes, Abratel, ABTA, Algar, Associação NEO, Brasscom, Brisanet, Claro, CPQD, Ericsson, Futurecom, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, Nic.br, Oi, Padtec, Positivo Tecnologia, SAS, SindiTelebrasil, Sky, Stefanini, Surf Telecom, Telcomp, TIM, Vivo e WDC Networks.

Outras entidades que tiverem interesse em apoiar a campanha podem entrar em contato pelo email apoieojornalismoespecializado@gmail.com. Juntos, ficaremos mais fortes. #apoieojornalismoespecializado

(Fonte: DA REDAÇÃ) - 12/05/2020
Satélites Starlink, de Elon Musk, podem ser vistos no céu do Brasil

Frota de satélites da SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk foi lançada recentemente e ainda pode ser vista a olho nu no céu na noite desta segunda, 11; projeto visa levar internet para todo o mundo até o final do ano

Quem olhou para o céu por volta de 18h30 deste domingo, 10, se deparou com uma cena no mínimo intrigante: filas de pequenos pontos brilhantes cruzaram a noite em formação, a uma velocidade constante, e depois desapareceram.

Embora muitas pessoas nas redes sociais achassem que fosse um grupo de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), não era nada disso. Os pontos brilhantes eram os mais novos satélites do projeto Starlink da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. A última frota com 60 unidades foi lançada no dia 22 de abril.

Esse "fenômeno" pôde ser visto porque os satélites ainda estão relativamente próximos à Terra. Isso acontece até três ou quatro semanas após o lançamento conforme a luz do Sol é refletida pela estrutura metálica dos dispositivos. Depois desse período, os objetos chegam à sua altitude final (próximo de 50o km acima da superfície do planeta) e, por serem pequenos, só são visíveis com um telescópio.

Para quem perdeu a passagem dos satélites deste domingo, haverá uma nova passagem visível nesta segunda-feira, 11, por volta das 19h. Também será possível enxergar a linha de pontos luminosos na terça, 12, entre as 18h e as 18h30, se o céu já estiver bem escuro na sua região.

Para saber outras ocasiões em que será possível ver os satélites Starlink à noite, basta consultar o site
https://findstarlink.com/ e selecionar a sua região.

(Fonte: Redação Link - Estadão) - 12/05/2020
Gigantes da tecnologia poderão sair ainda maiores após Covid-19

Covid-19 trouxe problemas, mas também oportunidades para Apple, Microsoft, Facebook e Google, que estão se fortalecendo.

A Apple saiu fortalecida da crise econômica mundial de 2008. E agora, similarmente, a situação pode se repetir com a Covid-19. Em síntese, a expectativa de especialistas é que as grandes empresas de tecnologia devem sair mais fortificadas após essa pandemia.

A maior parte dos setores da economia mundial está, com certeza, enfrentando enormes dificuldades com a expansão dos casos da Covid-19. Por exemplo, áreas ligadas ao turismo, assim como companhias aéreas, acumulam prejuízos.

Contratações mesmo com a Covid-19
Mas o cenário é bem mais tranquilo para as gigantes da área de tecnologia. A Amazon, de Jeff Bezos, por exemplo, está contratando 100 mil novos funcionários para seus depósitos de produtos. Até porque a demanda de compras via internet aumentou devido a pandemia.

No mesmo sentido, Mark Zuckerberg, do Facebook, disse que o tráfego de vídeos, de chamadas de vídeo e de mensagens explodiu durante a Covid-19.



Amazon contratou 100 mil novos funcionários para seus depósitos.
Aliás, não é diferente na Microsoft, outra megaempresa de tecnologia. O uso dos programas da Microsoft para o trabalho remoto cresceu nada menos que 40%.

Enfim, tem mais gente em casa em isolamento e trabalhando em seu próprio lar.

Compra online de quase tudo
Com toda certeza, então, a Covid-19 aumentou as necessidades de tecnologia, supridas por esses gigantes. Aliás, o que a pandemia provoca é o aumento de uma tendência que já existia, a da compra online de quase tudo.

Da mesma forma, serviços como Netflix, YouTube e Prime Video saem robustecidos. Em suma, os cinemas estão fechados e todo mundo tem mais tempo em casa para ver filmes e séries.

Muita gente trabalhando em casa
Antes da pandemia, várias empresas já estavam acabando com os seus centros de processamento para usar os serviços de computação em nuvem da Amazon, Microsoft e Google. Agora, essa é uma tendência que cresce sem parar, já que milhões de pessoas estão forçadas, com a Covid-19, a fazer home office, exigindo ao máximo as infraestruturas computacionais das suas empresas.

Aliás, até a Apple vai bem. No início do coronavírus parecia que a empresa teria problemas, porque ela é dependente de fábricas instaladas na China. Entretanto, muitas dessas companhias já voltaram a funcionar, as pessoas estão gastando cada vez mais nos serviços digitais da Apple e a empresa até se deu ao luxo de lançar novos produtos.



Fábricas chinesas que trabalham para a Apple já funcionam normalmente.

Queda no valor das ações

Todavia, isso não significa que as grandes empresas de tecnologia não tenham que se preocupar. Google e Facebook vivem principalmente à base de anúncios, enquanto o mercado publicitário tende a diminuir em recessões econômicas.

Ao mesmo tempo, Apple, Microsoft, Amazon, Facebook e a empresa mãe da Google, a Alphabet, tiveram uma diminuição no valor total de suas ações de mais de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,3 trilhões), no

primeiro mês da crise da Covid-19 apenas nos Estados Unidos. Aliás, tanto a Microsoft quanto a Apple já baixaram suas projeções de vendas e lucros para 2020.

Meta de minimizar as perdas
O cenário, contudo, é preocupante para outras empresas da área de tecnologia. É o caso da Uber e também da Airbnb, grandes, sem dúvida, mas que estão vendo seus negócios minguarem. Por enquanto,

analistas garantem que o fortalecimento se aplica exclusivamente às megaempresas. Quanto às médias e pequenas, elas certamente sofrem com a crise e enfrentarão grandes desafios para sair dela.

O setor de tecnologia vende US$ 4 trilhões (R$ 20,8 trilhões). A previsão era de que haveria um crescimento de 5% nas vendas de hardware, software e serviços em 2020. Mas agora não há mais essa expectativa, e a expectativa passa a ser simplesmente minimizar as perdas.



Gigantes da tecnologia Apple, Microsoft, Facebook e Google crescem durante a pandemia.
Mudança no comportamento

Afinal, quando as rodas da economia voltarem a girar, muitos setores precisarão partir do zero ou próximo disso, tendo perdido quase tudo.

Mas esse não será o caso das quatro grandes: Microsoft, Apple, Facebook e Google. Elas vão se beneficiar, inclusive, das mudanças de comportamento de consumidores que a crise da Covid-19 gerou.

Vejam o exemplo da Amazon. Ela já havia mudado os hábitos dos consumidores em itens como livros, com o seu Kindle. Agora, com as pessoas confinadas em casa, pedir alimentos e produtos de limpeza pelo site se tornou um novo hábito.

Assim, muitos consumidores se viram forçados a experimentar esse método de compras, gostaram e devem continuar com ele mesmo após o final da crise.

De hábito forçado a permanente
Acontece que muitas dessas mudanças forçadas de hábitos podem se tornar permanentes. E se a Amazon contratou multidões de novos empregados para atender a demanda extra nesses tempos de Covid-19, é bem provável que essas pessoas mantenham seus empregos depois.

Afinal, as vendas de medicamentos para gripe pela Amazon aumentaram 9 vezes. Já as de comida para cães cresceram 13 vezes. E as vendas de papel toalha e papel higiênico triplicaram. Tudo indica, dessa maneira, que muitos desses consumidores mantenham o hábito de comprar da Amazon pela internet após a Covid-19.

Uso de streaming, chamadas de voz e vídeo
Por outro lado, houve também uma explosão no consumo de serviços de vídeo via streaming. A Netflix teve crescimento no número de downloads de seu aplicativo de 66%, na Itália, e 35%, na Espanha. E isso, aliás, significa um crescimento igualmente no número de assinantes.

Já as chamadas por voz e por vídeo via Facebook duplicaram. Segundo Mark Zuckerberg, em entrevista ao New York Times, sempre há um aumento nesses números no Natal e no Ano Novo, mas o que aconteceu em função do Covid-19 não tem precedentes. Outrossim, o mesmo fenômeno aconteceu com o Facebook Messenger.



Chamadas por vídeo via Facebook atingem números recorde.
Microsoft Teams é um sucesso
E há ainda o caso da computação na nuvem. Foram muitas as empresas que passaram a necessitar desse serviço em função de ter seus funcionários trabalhando em casa.

A Microsoft aproveitou o momento para uma campanha de vendas de sua ferramenta de mensagens e trabalho em grupo, chamada Microsoft Teams. Em virtude disso, as vendas aumentaram nada menos que 37% em apenas uma semana, atingindo 44 milhões de usuários. Assim, 900 milhões de chamadas e reuniões são feitas diariamente com o Microsoft Teams.



Microsoft Teams já tem 900 milhões de usos por dia.
Presença constante em nossas vidas

Dessa maneira, nem uma pandemia gigantesca como essa do Covid-19 parece abalar as gigantes da tecnologia. E sua presença constante em nossas vidas pode se intensificar cada vez mais. Entretanto, se isso é positivo ou negativo para o mundo, só o futuro poderá dizer.

(Fonte: Por Angela Rahde) - 04/05/2020
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Sobre o Portal no Brás

O Portal no Brás foi lançado em 01 de dezembro de 2016, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região NO BAIRRO DO BRÁS no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de ferramentas e ferragens.